
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Programa de Inclusão Produtiva realiza ciclo de palestras no Projeto Resgate e Vida sobre os temas Educação e Cidadania, Qualificação Profissional e Geração de renda.
Serão trabalhados temas como Empreendorismo, mercado de trabalho, capacitação profissional, treinamento em liderança, dentre outros. Com o objetivo de proporcionar ao acolhido ações que ampliem seu entendimento acerca da promoção da cidadania, bem como, buscar qualificar-se para o mercado de trabalho.
Ressalta-se que esta parceria é de fundamental importância, pois fortalece a rede em seus diversos âmbitos, bem como proporciona aos acolhidos uma nova oportunidade de ressignificar suas vidas. Essas ações fazem parte do Plano de Reinserção Social do Projeto Resgate e Vida que visa desenvolver várias dimensões da vida do indivíduo como vínculos familiares e territorial, educação, trabalho, formação profissional e cidadania.
A parceria SEMAS – CREAS e Projeto Resgate e Vida tem tido bons resultados, quando se trata de pessoa vulnerável que está em situação de rua, devido ao álcool e outras drogas. Quando há aceitação do tratamento para dependência química, por parte do indivíduo, este é encaminhado para Projeto Resgate e Vida, e por meio do Plano de Reinserção Social tem acesso além do tratamento para dependência química, também de busca pela documentação pessoal, de avanço na escolaridade, de cursos profissionalizantes, cidadania e reintegração na sociedade.
