Secretaria de Cultura e Turismo

Secretário de Cultura e Turismo: Weberson Pereira Severiano

Rua Delza Teixeira da Silva, bairro Vila Nova, Afonso Cláudio – ES.
    O horário de funcionamento é de 07h às 16h.
  (27) 3735-7700.
turismo@afonsoclaudio.es.gov.br

Conforme Art. 14º da Lei Municipal Nº 2.441, de 10 de Agosto de 2022, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo possui as respectivas funções básicas:

a) Propor políticas de estratégia e implementar  programas e projetos de atração e desenvolvimento de atividades turísticas no Município.

b) Elaborar e executar o plano de desenvolvimento turístico do Município.

c) Desenvolver estudos e pesquisas tendo em vista valorizar e explorar o potencial turístico do Município, em benefício da economia local.

d) Propor, promover e desenvolver a política pública cultural do Município e em articulação com outros órgãos da Administração Municipal.

e) Elaborar planos, programas e projetos culturais, em articulação com os órgãos estaduais da área, bem como buscar parcerias com o Governo Federal.

f)  Incentivar as manifestações culturais do Município e estimular a capacidade criativa dos cidadãos.

g) Promover o levantamento e cadastramento de todas as atividades culturais e artísticas do Município, identificando e valorizando o artista local.

h) Promover oficinas de arte e criação, de espetáculos, de exposições, de exibições de filmes e vídeos, de circos de debate e de outros eventos que contribuam para animar a vida com o coral do Município.

i) Manter e administrar equipamentos culturais e outras instituições culturais de propriedade do Município.

j) Realizar estudos e pesquisas tendo em vista a preservação e a divulgação do patrimônio histórico do Município.

k) Valorizar a memória  do  Município com o registro de suas singularidades arquitetônicas, urbanísticas e ambientais e de suas tradições culturais

l) Difundir os hábitos de leitura junto com população.

m) Organizar e promoveu o calendário de eventos turísticos e culturais do Município.

n) Realizar as atividades de apoio administrativo e financeiro da própria Secretaria.

o) Acompanhar a execução orçamentária e financeira da própria Secretaria.

p) Desempenhar outras atividades afins.