Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico

Endereço:    Rua João Batista de Araújo, nº 83 – Bairro Amâncio Pimenta, Afonso Cláudio (ao lado do Posto de Saúde do São Vicente).
Horário de Atendimento:   Segunda a sexta-feira, das 07h as 16h, exceto feriados.
Telefone:  (27) 3735-7735.
E-mail: agrucultura@afonsoclaudio.es.gov.br

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO

Anderson Geraldo Pagotto de Moura

Escolaridade: Técnico em Agropecuária; Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas;

PósGraduação: Especialização em Gestão Ambiental.

Experiência: Chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Afonso Cláudio – Incaper;

Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5409611437730761

Local de Nascimento: Afonso Cláudio/ES

Gênero: Masculino

COMPETÊNCIA

Conforme Art. 11 da Lei Municipal Nº 2.441, de 10 de Agosto de 2022, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico composta por seus departamentos tem por objetivo:

a) Promover a realização de programas de fomento à agropecuária, indústria, comércio e todas as atividades produtivas do Município;

b) Incentivar e orientar a formação de associações, cooperativas e outras modalidades de organização voltadas para as atividades econômicas;

c) Promover o desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo a agricultura familiar, permitindo a melhoria das condições de vida e trabalho dos homens e das mulheres do campo, propor a realização de programas de fomento à agropecuária, reflorestamento, indústria, comércio, eventos e todas as atividades produtivas do município, tanto nos aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais.

d) Entre as suas ações estão:

e) Promover a articulação com diferentes órgãos, tanto no âmbito governamental como na iniciativa privada, visando ao aproveitamento de incentivos e recursos para a economia do município;

f) Administrar os equipamentos agropecuários do município;

g) Valorizar o produtor rural com apoio e incentivos em suas diversidades culturais e agropecuárias.

h) Incentivar a implantação de indústrias e novas empresas no município na zona rural e urbana;

i) Realizar e incentivar atividades relativas ao desenvolvimento rural sustentável na agricultura, aquicultura, pecuária e nasagroindústrisa, através do serviço de inspeção municipal – SIM, almejando outros serviços de inspeção a nível estadual e federal;

j) Realizar e incentivar atividades relativas ao desenvolvimento rural sustentável na agricultura, aquicultura e na pecuária;

k) Incentivar a implantação de eletrificação e a telefonia rural, através de parceria entre o poder público e o privado em todas as esferas de governo;

l)Propor a articulação entre os segmentos da sociedade que mantenha relação com as problemáticas rurais, para  formular políticas públicas de interesse comum, incentivando o cooperativismo e o associativismo ;

m) Promover a articulação e o fornecimento de mudas, sementes e outros serviços agropecuários para os agricultores de Afonso Cláudio-ES, principalmente os da agricultura familiar;

n)Outras atividades correlatas no desenvolvimento econômico sustentável na agropecuária do município de Afonso Cláudio-ES.

o) Desenvolver ações de empreendedorismo geral e familiar, com a cadeia produtiva, levando em conta a vocação e potencialidades do município, através de mapeamentos e diagnósticos na economia criativa, feiras livres, comercialização, atividades rurais não agrícolas,agroturismo, capacitações, parceria com outras secretarias, educação tributária com intuito de aumento de arrecadação, terceiro setor, agroindústrias, empregabilidade, promoção de eventos, desenvolver atividades em todo território municipal.

p)  Outras atividades correlatas no  desenvolvimento econômico sustentável  na agropecuária do município de Afonso Cláudio-ES.