PORTAL OFICIAL / Prefeitura de Afonso Cláudio
Prefeitura de Afonso Cláudio
 

Saúde informa cronograma de passagem do carro fumacê em Afonso Cláudio

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental informa a população o cronograma de passagem do carro fumacê nos bairros que compõem a sede do município. Essa é uma ação de Combate e Prevenção contra mosquitos, dentre eles o pernilongo.

A programação de passagem do carro acontecerá do dia 9 ao dia 17 de janeiro, no horário das 17h30 às 20h. Em caso de chuva poderá ocorrer mudanças no cronograma. Durante a aplicação do fumacê a Secretaria Municipal de Saúde reforça algumas recomendações, como:

– Abrir portas e janelas;
– Não ficar próximo ao Carro Fumacê;
– Cobrir gaiolas de pássaros, aquários e viveiros;
– Retirar roupas que estiverem em varais;
– Logo após a aplicação do Fumacê devem ser trocadas a água e os alimentos dos animais domésticos.

Confira o cronograma:

09/01 Segunda-feira – 17h30 – Bairro da Grama e Vale do Sol.
10/01 Terça-feira – 17h30 – Campo 21.
11/01 Quarta-feira – 17h30 – Campo 20, Rancho e Chácara da Providência.
12/01 Quinta-feira – 17h30 – Centro e Colina do Cruzeiro.
13/01 Sexta-feira – São Vicente.
16/01 Segunda-feira – 17h30 – Vila Nova e São Tarcísio.
17/01 Terça-feira – 17h30 – Boa Fé e João Duarte Manso.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda os cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor das arboviroses dengue, chikungunya e zika, como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d’água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas.

A secretária de Saúde, Carolina Dias Gomes, alerta a população para os cuidados contra o Aedes Aegypti.

“Faremos todo possível para evitar que esse mosquito se propague, mas orientamos também a população adotar as medidas que evitam a proliferação do inseto e das doenças que ele transmite, principalmente com a chegada do verão”, alertou.

Algumas dicas de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito:
– Eliminar objetos em desuso, limpando o quintal E jogando fora o que não é utilizado;
-Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas de plantas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio
Unidos Por Um Afonso Cláudio Melhor!

Atendimento pelo WhatsApp Selecione o setor desejado
CONTROLE INTERNO CULTURA FINANÇAS TURISMO OBRAS ADMINISTRAÇÃO SALA DO EMPREENDEDOR / NOSSOCRÉDITO
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status