PORTAL OFICIAL / Prefeitura de Afonso Cláudio
Prefeitura de Afonso Cláudio
 

Pagamento da cota única do IPTU 2022 com desconto de 20% segue até o dia 9 de setembro

Termina no próximo dia 9 de setembro, o prazo para o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. A Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, lembra que esse ano o imposto pode ser pago via PIX. No entanto, o contribuinte também pode parcelar o pagamento em até cinco prestações, no valor integral sem desconto.

Este ano, o município também oferece a opção de emissão das guias do IPTU, no site da prefeitura. Para ter acesso às guias basta acessar o site www.afonsoclaudio.es.gov.br, clicar no botão Serviços Online, clicar na aba Emissão de DAM e escolher a opção ‘IPTU’, preencher os dados (CPF, CNPJ ou Inscrição Municipal), coloque a data 10 de agosto para entrar no sistema e digite o código de segurança que aparece no campo caracteres.

Dentro do sistema é só escolher a guia que deseja efetuar o pagamento e clique em imprimir. A Secretaria Municipal de Finanças lembra que os carnês também tem o QR Code para pagamento da cota única via PIX.

O que é IPTU?

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, voltado para quem é proprietário de um imóvel, seja casa, apartamento, sala comercial, terreno etc., para pessoa física ou jurídica, se trata de uma Lei Federal e sua constitucionalidade é prevista no artigo 156, inciso I, da Carta Magna/1988.

O IPTU é o principal tributo de arrecadação do município, permitindo que a Administração Municipal transforme estes recursos em benefícios coletivos para o desenvolvimento da cidade, na melhoria dos serviços públicos e em investimentos futuros.

O imposto é dividido em investimentos em diversas áreas tais como exemplos obras de infraestrutura, pavimentação e asfaltamento de ruas e estradas, iluminação, programas sociais dentre outros.

Onde pagar
O pagamento pode ser feito nas agências bancárias do Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, em Casas Lotéricas ou por meio de pagamento digital utilizando o QR Code PIX.

Confira as datas de vencimento do IPTU 2022

Cota única: 09 de setembro (prazo prorrogado)
1º cota: 10 de agosto.
2º cota: 12 de setembro.
3º cota: 10 de outubro.
4º cota: 10 de novembro.
5º cota: 12 de dezembro.

Informações sobre IPTU 2022 – Setor de Tributação.
Telefone: 27 3735-4023

Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio
Unidos Por Um Afonso Cláudio Melhor!

Atendimento pelo WhatsApp Selecione o setor desejado
CONTROLE INTERNO CULTURA FINANÇAS TURISMO OBRAS ADMINISTRAÇÃO SALA DO EMPREENDEDOR / NOSSOCRÉDITO
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status