A Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização, informa a população que nesta segunda feira (03) o município recebeu do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, um quantitativo 50 doses da vacina CoronaVac, para a aplicação da segunda dose nos idosos de 70 a 74 anos.
Como a quantidade de idosos que estão com doses atrasadas é bem maior que o quantitativo recebido nessa oportunidade, a dispensação das mesmas será feita por agendamento, visando a igualdade de direito ao acesso. Em tempo a Secretária de Saúde informa que o Estado prevê a entrega de mais doses ainda essa semana, para que assim seja dada continuidade na aplicação da doses em atraso.
O município informa que a partir das 7h desta quarta-feira (05), estará realizando o agendamento das 50 doses para idosos de 70 a 74 anos através do telefone 27 98133-1642. O serviço de agendamento funcionará das 8h às 16h, ou até que todas as doses tiverem sido agendadas, momento no qual será feita a divulgação do encerramento do agendamento. A vacinação será em dia e horário agendado na Unidade de Saúde Hilton Lopes Vieira, no centro.
A Secretária Municipal de Saúde esclarece que vacina CoronaVac é fabricada e envasada pelo Instituto Butantan, com sede em São Paulo, o qual teve a sua produção comprometida pela falta temporária do insumo IFA, ocasionando o atraso na aplicação da segunda dose em idosos de todos os municípios do país.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) tranquiliza a população esclarecendo que, embora haja a indicação para que a segunda dose seja aplicada até 28 dias após a primeira, não há prejuízo para a eficácia imunológica se a aplicação da mesma for feita em tempo ligeiramente maior.

