
Quarta-feira, 06 de dezembro de 2023
A manhã da última sexta-feira, dia 1º de dezembro, foi marcada pela cerimônia de premiação do Concurso SEMMA 2023, promovido pela Prefeitura de Afonso Cláudio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). O evento teve como palco a quadra da Escola Municipal Agrícola, localizada no Empoçado, e contou com a presença de autoridades locais, representantes da educação, além de alunos, pais e convidados.
O tema escolhido para o concurso, “O rio de onde eu vivo”, buscou envolver alunos matriculados na rede pública de ensino da sede e interior do município, abrangendo desde o 1º período da educação infantil até a 3ª série do ensino médio. A competição, que contemplou as categorias de desenhos, produções textuais e produções audiovisuais, teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes sobre a importância da água e do curso hídrico na região.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Luciano Roncetti Pimenta, do vice-prefeito Stewand Berger Schultz, da primeira-dama e secretária de Meio Ambiente Valéria Holunder Klippel, da secretária de Educação Valquíria Karla Carnieli Tonoli, e do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Anderson Geraldo Pagotto de Moura.
A secretária de Meio Ambiente, Valéria Holunder Klippel, destacou a relevância do concurso ao resgatar o sentimento de pertencimento ao local e sensibilizar os estudantes sobre o uso consciente da água no cotidiano. O evento também teve como propósito estimular o debate sobre recursos hídricos nas escolas, preparar os estudantes para se tornarem multiplicadores das aprendizagens e fomentar a criatividade por meio das produções artísticas.

Foto: Divulgação Prefeitura de Afonso Cláudio 
Foto: Divulgação Prefeitura de Afonso Cláudio 
Foto: Divulgação Prefeitura de Afonso Cláudio 
Foto: Divulgação Prefeitura de Afonso Cláudio 
Foto: Divulgação Prefeitura de Afonso Cláudio 
Foto: Divulgação Prefeitura de Afonso Cláudio
Além da entrega dos prêmios e certificados, o momento incluiu o plantio de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica no entorno do Parque de Exposições, contribuindo para a construção do Entorno Cênico do Parque.
Também prestigiaram a premiação os secretários Paulo Pagotto (Administração), Leonardo Lopes Ferreira (Esportes e Lazer), Weberson Pereira Severiano (Cultura e Turismo), Franceyla Karla Miranda (Assessora de Gabinete), Joziane Hollunder (Assessora Especial de Gabinete), além de representantes da Superintendência Regional de Educação de Afonso Cláudio, Incaper, 17° Grupo Escoteiro Cidade das Cachoeiras, Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, diretores, coordenadores, professores, alunos, pais e demais convidados, evidenciando o engajamento da comunidade no desenvolvimento e valorização das questões ambientais e educacionais.
Desenho – Categoria 1
1° – Sofia Peterle Nogueira – EM Abrahão Saleme
2º – Lorena da Silva Inácio – CMEI Jovelino Ambrozim
3º – Arthur Dutra Pimenta – EM Abrahão Saleme
Desenho – Categoria 2
1° – Thauan Kussang Cordeiro Boone – EM Alto Santa Joana
2º – Ana Alice Treigel Santana – EM Alto Santa Joana
3º – Aleya Binow Boecker – EM Alto Santa Joana
Desenho – Categoria 3
1° – Caick Pereira Gomes – EMEF Cívico-Militar José Jorge Haddad
2º – Dieyson Potratz Wulter – EM Alto Lagoa
3º – Emilly Vitória da Silva Almeida – EMEF Cívico-Militar José Jorge Haddad
Desenho – Categoria 4
1° – Miguel Gabrecht Schwanz – EEEFM Elvira Barros
2º – Heloisa Amorim Matheus – Emef Cívico-Militar José Jorge Haddad
3º – Gilmara Braga da Silva – EMEF Cívico-Militar José Jorge Haddad
Desenho – Categoria 5
1° – Júlia Aline Stolf – EEEFM Elvira Barros
2º – Vanderson Gabriel Dias Braga – EEEFM Elvira Barros
3º – Marcos Davi Streg – EEEFM José Giestas
Desenho – Categoria 6 (Educação Especial)
1° – Lucas Ruckdeschel Pioto – EM Alto Santa Joana
2º – Joseph Salatiel Streg Silva – EM Fazenda Santo Antônio
3º – Pedro Henrique Miranda Da Silva – Emef Cívico-Militar José Jorge Haddad
Desenho – Categoria 7 (Educação Especial)
1° – Vanderson Lima Dos Reis – EMEF Cívico-Militar José Jorge Haddad
2º – Kajna Reboli Louzada Schultz – EM Fortaleza
3º – Rayane Alves Rufino – EMEF Cívico-Militar José Jorge Haddad
Produções Textuais – Categoria 1
1° – Anna Klara Schreder Majeski – EM Franz Carlos João Lenke
2º – Maria Josephine Eller Dela Costa – EM Fortaleza
3º – Raika Hammer Gomes – EM Franz Carlos João Lenke
Produções Textuais – Categoria 3 (Educação Especial)
1° – Alejandro Walleutino Almeida Daniel – EM Fortaleza
Produções Audiovisuais
1° – Escola Municipal Agrícola
Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio
Gestão Unidos Por Um Afonso Cláudio Melhor!
Atendimento à imprensa
Robson Brum – Chefe do Departamento de Comunicação
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Prefeitura de Afonso Cláudio nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeafonsoclaudio
Instagram: @prefeituradeafonsoclaudio
YouTube: @prefeituradeafonsoclaudio
Website: www.afonsoclaudio.es.gov.br
