Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Sr. Rodrigo Lamari da Costa Pereira e Sr. Jasiomar Oliveira de Souza, estiveram em Afonso Cláudio realizando o processo de validação dos dados preenchidos no questionário IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal).
As inspeções foram realizadas na segunda-feira (24) e terça-feira (25) do mês junho, momento em que os servidores das áreas providenciaram uma série de documentos e disponibilizaram para análise da equipe no momento da vistoria, e posteriormente ocorreram as verificações in loco em escolas e postos de saúde, para observar se as informações fornecidas estão corretas e correspondem à realidade local.
O objetivo do trabalho foi validar as respostas apresentadas nos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, relativo ao exercício de 2018, nas dimensões Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cidades Protegidas (Defesa Civil) e Governança em TI.
A apresentação da equipe de auditoria externa ocorreu por intermédio da Unidade Central de Controle Interno, que auxilia, orienta e monitora as providências para adequação às questões levantadas no IEGM.
A presença dos auditores externos do TCEES é fundamental para demonstrar a importância do IEGM, que se trata de instrumento importante para fomentar a modernização da gestão pública nas cidades e tornar mais eficientes e efetivos os serviços públicos, de modo a acompanhar a evolução das necessidades sociais.





