A Secretaria Municipal de Saúde informa mês de controle a esquistossomose

A Vigilância em saúde informa que no mês de março estará realizando o mês de Controle a esquistossomose (popular, xistose, caramujo, barriga d’água). Se você é morador da sede (centro e demais bairros da sede) , realize seu exame de fezes gratuitamente na unidade de saúde do centro (na antiga sucam) de segunda a quinta feira das 07 as 09 horas, não é necessário requisição médica. Não perca essa oportunidade pois esquistossomose é considerada uma doença grave que pode levar a sequelas e até a morte. Previna-se realize seu exame.

O que é a esquistossomose (popular, xistose, caramujo, barriga d’água)?

Esquistossomose é uma doença grave causada pelo parasita chamado Schistosoma mansoni,

Os Sintomas da esquistossomose manifestam-se em duas fases:

  • 1ª fase: vermelhidão e coceira na pele, febre, fraqueza, enjoo e vômito. Pode haver diarreia ou prisão de ventre.
  • 2ª fase: fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes e aumento do abdome (barriga-d’água).


O diagnóstico 
é feito via exames de fezes

tratamento é feito com antiparasitários, geralmente em dose única.

prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada, rios e córregos contaminados e usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada são medidas individuais necessárias.

 

Rejane Reblin de souza Carvalho

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambientalff0d24ce0ec296fd4d4f3b807bf55cbe