CRAS MAIS VOCÊ NA COMUNIDADE DE FORTALEZA EM AFONSO CLÁUDIO

Na última quinta-feira, dia 10 de outubro, A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social esteve em Fortaleza com a equipe do projeto: CRAS MAIS VOCÊ, uma proposta itinerante que visa levar à população mais distante, os serviços ofertados na unidade do CRAS.

A ação deste dia teve como foco a criança e o adolescente, por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que é ofertado na proteção social básica, focalizado na instituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. Esse serviço é realizado em grupos, organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de completar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

No primeiro momento a equipe do CRAS, composta pela Coordenadora Suenete Caetano, as orientadoras sociais: Gilda Zanelato, Lucimara e Adenilza, orientadora física: Natiely e o conselheiro Tutelar: Luciano Ferreira, estiveram nas salas de aula, apresentando o projeto e conversando com as crianças e adolescentes sobre o tema: Campanha  de prevenção e combate ao alcoolismo, tema este que vem preocupando a todos da Sociedade local, houve interação entre a equipe, professores da Escola e alunos.

Após esse bate- papo informativo, as crianças foram recebidas na quadra de esportes pela equipe do CRAS, com atividades recreativas, oficinas de artesanato, salão de beleza, bazar solidário, enquanto os pais e moradores da comunidade eram atendidos pela equipe do Cadastro Único e acolhimento psicossocial.

O evento contou com aproximadamente 224 pessoas, e foram realizados: 68 atendimentos de corte de cabelo, manicure e sobrancelha, 08 atendimentos do Cadastro Único, 24 atendimentos da oficina de pintura, 13 atendimentos de artesanato em feltro, mais de 27 doações de roupas do bazar solidário e 10 atendimentos psicossociais e 74 crianças participaram.

O CRAS agradece a parceria da diretora da Escola Municipal de Fortaleza, Maria Aparecida Barros e seus funcionários, Hector, Andressa, Andréia, Luciano e a toda equipe envolvida.