CONCURSO AGRINHO 2019- EDIÇÃO ESPECIAL 15 ANOS: MAIS DE 300 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FORAM INSCRITOS PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A secretaria municipal de educação juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/ES – em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – FAES realizam em nosso município uma edição especial do Programa Agrinho 2019, onde desenvolve ações educativas nas escolas, com alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação especial. o objetivo é mostrar para os alunos a importância do meio rural para o desenvolvimento econômico e social do município, do estado e do país, visando o despertar da consciência e cidadania, com vistas a melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento e construção do futuro de nossa nação.

As escolas municipais de Afonso Cláudio estão participando ativamente do programa Agrinho 2019, de acordo com o termo de adesão assinado pela Secretária Municipal de Educação, Cláudia Lopes de Vargas.

Para desenvolver as atividades em sala de aula, os profissionais da educação participaram de uma capacitação que aconteceram nos dias  24, 25, 26 e 27 de junho de 2019, durante os turnos, matutino, vespertino e noturno. Nesses encontros, receberam orientações para desenvolver as ações dentro do programa em sala de aula. A capacitação foi realizada para os educadores e pedagogos e diretores das Instituições Escolares, no auditório da Secretaria de Educação de Afonso Cláudio, ministrada pela representante do SENAR, Sra. Walquíria , a fim de direcionar as ações do tema a ser trabalhado.

O programa sempre vem trazendo sempre temas transversais e flexíveis para serem trabalhados. Este ano, “o eixo norteador: “saber atuar para melhorar o mundo”, e o tema: Inovações e tecnologias em defesa do meio ambiente”, onde os profissionais utilizam a pedagogia da pesquisa para realizar um diagnóstico das condições de cada comunidade, propondo em seu trabalho implementações e soluções na sua melhoria da qualidade de vida. Irão participar do concurso alunos e professores de acordo com o regulamento do Programa citado abaixo:

  • Categoria do concurso de Desenho.

Educação infantil

Educação especial

Alunos do 1° ano ensino fundamental

Alunos do 2° ano ensino fundamental

Alunos do 3° ano ensino fundamental

  • Categoria concurso de produção textual

Alunos da educação especial, de 5° ao 9° anos.

Alunos do 5° ano ensino fundamental

Alunos do 6° ano ensino fundamental

Alunos do 7° ano ensino fundamental

Alunos do 8° ano ensino fundamental

Alunos do 9° ano ensino fundamental

  • Os professores concorrerão na categoria de:

 Relato de experiência pedagógica

Todos deverão seguir as atividades de acordo com o regulamento para participarem do Programa. As escolas participantes deverão entregar os trabalhos realizados que irão concorrer ao concurso, até o dia 05 de agosto  de 2019,  na Secretaria Municipal de Educação de Afonso Claudio.

Acontecera nos dia no dia 11 de setembro de 2019, o julgamento dos trabalhos no município juntamente com a comissão julgadora. Essa comissão irá selecionar quais os trabalhos que irão concorrer em âmbito estadual. Os trabalhos selecionados serão então enviados para o SENAR-ES, até o dia 23 de setembro de 2019, onde outra comissão julgará os trabalhos e, escolherá os vencedores.

Secretaria Municipal de Educação de Afonso Cláudio