SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Nesta quarta-feira, 05 de junho, foi comemorado o Dia Internacional do Meio ambiente. A prefeitura de Afonso Cláudio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Batalhão de Policia Militar Ambiental e rede de ensino municipal e estadual, promoveram diversas ações de conscientização durante toda a semana, conhecida como Semana do Meio Ambiente. Tivemos Blitz educativa no trânsito pela Escola Viva. Entrega de mudas junto com o Batalhão de Policia Militar Ambiental. Plantio de árvores e palestras em escolas.

O tema central para conscientização deste ano foi o combate à poluição do ar. E quem pensa que a poluição do ar é gerada apenas por grandes indústrias e é problema de grandes cidades está muito enganado. Devemos entender os diferentes tipos de poluição atmosférica para, então, combatê-la. As cinco eleitas como principais são as poluições por meio da agricultura, da indústria, do transporte e do lixo, principalmente sua queima a céu aberto.

É claro que o problema da poluição do ar exige um esforço conjunto de governos, empresas e sociedade para ser resolvido. Mas, além de exigir políticas que caminhem para essa direção, devemos fazer, também, a nossa parte.

Seguem algumas atitudes que contribuem para uma melhor qualidade do ar:

  • Usar o transporte público ou caronas compartilhadas, andar de bicicleta ou a pé;
  • Desligar o motor do carro quando estiver estacionado;
  • Fazer a compostagem de alimentos orgânicos e separar o lixo não orgânico;
  • Não queimar lixo a céu aberto. Dar destinação correta para os resíduos.
  • Poupar energia desligando as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
  • Escolher tintas e móveis não tóxicos.
  • Plantar árvores.