AFONSO CLÁUDIO SE MOSTRA GRANDE PRODUTOR EM DIVERSAS CULTURAS – Dados Preliminares do CENSO AGRO 2017

No ano de 2017 foi realizado Censo Agro, que investiga informações sobre os estabelecimentos e as atividades agropecuárias nelas desenvolvidas, abrangendo características do produtor e do estabelecimento, economia e emprego no meio rural, pecuária, lavoura e agroindústria.  O primeiro Censo Agropecuário foi realizado em 1920 e o ultimo havia sido feito em 2006. Ele traz informações muito importantes para o mapeamento das atividades rurais nos municípios e o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos de planejada.

Foram publicados, no site do Instituto Brasileiro e Geografia Estatística(IBGE), dados preliminares sobre o Censo e como era de se esperar o Município de Afonso Cláudio se mostra forte em diversas áreas da produção agropecuária, seja em números de produção ou número de estabelecimentos rurais que desenvolvem a atividade específica, se mantendo na lista dos 10 primeiros no Estado do Espírito Santo

 Com produção de 4.897,957 ton de café arábica o Município se apresenta na  8º posição no Estado.  A posição se manteve a mesma com relação ao café Canephora ou Conilon no caso de do número de estabelecimentos rurais produtores. Vale lembrar que no ano de 2018 o Município promoveu o Prêmio de Cafés Especiais, com produtores que alcançaram notas próximas a 87,38 e 81,25 pontos as categorias arábica e conilon. O município também marcou presença na Coffee of the Year-2018,a Semana Internacional do Café, com um produtor de Afonso Cláudio em 8º lugar, dentre as melhores amostras de café Conilon.

Na área da fruticultura a goiaba se apresenta forte com Afonso Cláudio em primeiro lugar tanto no número de estabelecimentos produtores quanto na quantidade de produção, alcançando 155 estabelecimentos rurais e 2.576,828 toneladas da fruta. O maracujá, mostra-se com grande força e potencial, atingindo valores de 942,900 toneladas, valor bastante próximo ao obtido em Linhares, município de maior produção. A uva entra como novidade em crescimento, com  apenas 13 estabelecimentos , produzindo 15,530 ton ficando em 7º lugar.

Alho, batata, cebola e feijão preto são culturas igualmente importantes no município com produção de 219,720 ton, 802,850 ton, 272,930 ton e 721,564 ton respectivamente , mantendo o Município entre os três primeiros no quesito produção em todo o Estado.

 Na área animal Afonso Cláudio apresenta 983 estabelecimentos com criação de bovinos, entre leite e corte e 1.570 relacionados a galináceos, valor próximo ao de Domingos Martins, município que ficou em terceira colocação entre o número desses animais. Ainda que não apareça entre os 10 maiores produtores na pesquisa do IBGE, vale ressaltar o potencial de produção sendo necessário maior incentivo público e inserção de novas formas tecnologia, como tem sido feito com a inseminação artificial, como tem sido feito pelo corpo técnico da Prefeitura, campanhas de vacinação e cursos para melhor aproveitamento dos produtos e subprodutos da produção animal.

Diogo Brito de Almeida
Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio

Maiores informações podem ser obtidas pelo site: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html