Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde: dando voz ao cidadão

Aconteceu nesta Segunda feira (8) no Auditório Maria Zuleica Haddad Fafa (Pólo da Universidade Aberta) a Etapa Municipal para a 9º Conferência Estadual de Saúde e 16º Conferência Nacional de Saúde (=8ª+8) com o tema “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito a Consolidação e Financiamento do SUS”.

Durante o encontro foi debatido em grupos separados por eixos, a Saúde como direito, a Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde e o Financiamento adequado e suficiente para o SUS, deste debates foram criadas propostas que serão levadas para as edições da Conferência Estadual e Nacional, também foram eleitos delegados que irão representar o município de Afonso Claudio nas Conferências.

Os participantes assistiram também uma palestra com Willian Fontes e Cynara da Silva Azevedo ambos membros do Conselho Estadual de Saúde,sobre Financiamento do SUS para Consolidação  dos Direitos em Saúde.

A participação da comunidade a saúde é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal, tal mobilização é fundamental para a gestão analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas.