Prefeitura de Afonso Cláudio realizaram visita técnica à Controladoria Geral da União – CGU e ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES

Na última quarta-feira, dia 03 de abril a Controladora e a Auditora Interna da Unidade Central de Controle Interno (UCCI) da Prefeitura de Afonso Cláudio realizaram visita técnica à Controladoria Geral da União – CGU e ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCEES. Na oportunidade, primeiramente na CGU foram recebidas pelo Sr. João Tadeu de Castro Batista, coordenador NAOR/ES, que apresentou orientações sobre ações do Controle Interno e em especial da Ouvidoria Municipal. No momento Simoni e Mayara apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Município através dos canais de informação, o e-OUV – Sistema Eletrônico de Ouvidoria e o e-SIC – Serviço de Informação ao Cidadão que visa estimular a participação social, visando fortalecer a transparência pública e incentivando o acesso do cidadão. No exercício 2018, o trabalho mostrou-se eficaz, tendo em vista o aumento expressivo na demanda, um somatório total entre as solicitações do SIC e OUV de 95 manifestações encaminhadas pelos cidadãos.

Depois, a visita se estendeu ao Tribunal de Contas do Estado, e foi possível sanar dúvidas, verificar o processo de trabalho, as normatizações, fomentar o diálogo e a troca de experiências, bem como expandir as bases de cooperação, contribuindo para o fortalecimento das técnicas de controle na gestão pública.

Além disso, a visita técnica proporcionou ainda o aperfeiçoamento da prática profissional das servidoras da Unidade de Controle Interno.

A UCCI agradece à CGU e ao TCEES, pela cordialidade, oportunidade de aprendizado e disposição em repassar conhecimento.