Secretaria de Saúde intensifica ações no Combate a Dengue,Zika e Chikungunya com carro fumacê cedido pela Superintendência Estadual de Saúde

O Departamento de Vigilância em Saúde Iniciará nesta Quarta-feira (27) nos horários da manhã e  no fim da tarde em todos os bairros da cidade,  a nebulização contra a dengue em carro do tipo fumacê.  Esta aplicação de inseticida, conhecido como “fumacê”, é uma tentativa de conter o aumento da proliferação do mosquito transmissor da dengue nos bairros.  O produto é aplicado por um veículo que percorre as ruas soltando uma fumaça para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O equipamento foi fornecido pela SESA (Superintendência Estadual de Saúde) e é supervisionado pelo mesmo.

Durante a nebulização, os moradores devem abrir as portas e janelas, proteger seus animais, cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação, para evitar o contato com o veneno.

É importante levantar colchas das camas, cortinas, locais da casa que servem de abrigo para o mosquito. Se ficar tudo fechado, não resolve”. O veneno pode provocar reação, como incômodo no nariz e nos olhos, por isso é muito importante que os moradores sigam as orientações. Qualquer alimento que tiver contato com o veneno, não pode ser consumido. “Durante a passagem do Carro, as pessoas não devem sair de casa. Não fique em cômodos fechados. Procure um local arejado. Se o morador agir de acordo com a orientação, não correrá riscos.