Programa do Idoso beneficia a terceira idade de Afonso Cláudio

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, conhecido como Programa do Idoso, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem beneficiado e levado mais qualidade de vida para a terceira idade de Afonso Cláudio. Em 2018, o programa oportunizou vivências em grupo, experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer para os idosos.

“As atividades e ações voltadas para a terceira idade são pensadas para estimular e contribuir para a promoção da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade, além de fortalecer seus vínculos familiares”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Luzia Stein.

Nos oito Centros de Convivência espalhados pelo município, mais de 700 idosos estão cadastrados e participam das atividades. Nesses espaços, os idosos convivem, dançam, fazem artesanato, praticam esportes, fazem passeios e celebrações e, recebem ainda, orientação social.

Há também diversos projetos que têm a atividade física como forma de obter mais saúde, além de estimular a socialização e o lazer. Um desses projetos é o Vovô na Praça, que realiza atividades físicas e lúdicas às sextas-feiras, na Praça Aderbal Galvão. O projeto também é desenvolvido no Asilo Ninho de Amor duas vezes por semana.

O Projeto Vida Ativa também é baseado em exercícios físicos, estimulando ainda a integração social, com atividades na praça, duas vezes por semana. Há ainda o Projeto Praça Saudável, em que os idosos praticam musculação acompanhados por profissionais de Educação Física.

Outro projeto de sucesso é o Super Vovoley, onde os idosos jogam vôlei adaptado, duas vezes por semana, participando, inclusive de competições da terceira idade. Para os idosos que preferem atividades aquáticas, também é ofertada a Hidroginástica, realizada uma vez por semana.

“Essas atividades têm contribuído para que a Assistência Social colabore para a melhoria do bem-estar da pessoa idosa na medida em que proporciona possibilidades de participação social e usufruto de bens, serviços e direitos”, destaca a secretária Luzia.

O idoso que quiser participar de algum desses serviços, deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua José Cupertino, ao lado da Cesan, das 7 às 13 horas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio