Agentes Comunitários de Saúde participam de curso de formação

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram, de setembro até este mês, de um curso de formação, que ofertou capacitação e qualificação a 20 ACSs de Afonso Cláudio e 3 de Laranja da Terra. No encerramento, realizado na última quinta-feira (20), no Polo da Ufes, os participantes apresentaram projetos de intervenção para melhorar na prática a saúde da comunidade.

Nos projetos, os Agentes trataram de temas como combate à dengue, saúde bucal, orientações sobre a saúde das crianças, prevenção de esquistossomose, uso indiscriminado de benzodiazepínicos, hipertensão, diabetes e alimentação saudável. “A ideia é que os ACSs levem esses projetos para as micro áreas onde atuam, para colocar na prática com a população”, explicou a enfermeira Nikoli Zanetti, uma das instrutoras do curso.

“Uma das apresentações que foi bem legal, por exemplo, foi das alunas Melania e Patricia. O projeto delas foi realizado a partir dos temas hipertensão e diabetes. Elas confeccionaram caixas organizadoras para os moradores das micro áreas da Equipe ESF sede 02, com o intuito de orientar o uso correto das medicações para pacientes com dificuldade de leitura e escrita, além de orientar sobre a alimentação saudável e realização de exercícios físicos”, contou Nikoli.

Todos os participantes receberam um certificado ao final da capacitação. “Foi muito gratificante ministrar este curso para esta turma tão dedicada, tenho certeza que todo o aprendizado contribuiu muito para a qualidade no exercício do trabalho destes Agentes de Saúde”, ressaltou Nikoli. O objetivo do curso, que teve carga horária total de 400 horas, foi investir em educação e na produção de saúde a nível municipal, qualificando os profissionais para cuidar e instruir as pessoas a evitarem doenças.

As aulas, sempre aliando teoria e prática, foram ministradas pelas enfermeiras Camila Holz Cardoso e Nikoli Zanetti, que passaram por um treinamento para aplica-las. A capacitação de Agentes Comunitários de Saúde foi criada em uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e as Secretarias Municipais de Saúde de Afonso Cláudio e de Laranja da Terra.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio