Secretaria de Educação promove encontro para discutir a Educação Especial e Inclusiva

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quarta-feira (12), em seu auditório, em parceria com o Ministério Público e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma reunião com pais de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Foi o primeiro encontro dessa natureza, feito em parceria, realizado pelo município. O evento contou com a participação do promotor de Justiça, Waltair Lemos, e da representante da APAE, Margareth Zorzal.

Na oportunidade, vários assuntos foram tratados: a legislação que ampara o aluno “especial”, como se dará o trabalho com esses alunos no ano letivo de 2019, a importância da família no contexto da escola, o compromisso do profissional que atuará diretamente com os alunos, a responsabilidade da municipalidade frente a essa realidade, entre outros.

A coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Luzinete Maria Azeredo da Costa, que destacou a importância de travar um diálogo com as famílias. “Somente com a participação da família no contexto escolar, assumindo responsabilidades junto aos órgãos públicos é que conseguiremos mudar o cenário da Educação Especial em nosso município. Cada um precisa dar sua parcela de contribuição em prol de uma Educação Especial e Inclusiva de qualidade, de fato”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Lopes de Vargas, falou sobre os ajustes que serão feitos na Educação Especial. “Estamos trabalhando para melhorar a condição de ensino dos alunos da Educação Especial. Além disso, faremos reuniões regulares para acompanhar o desenvolvimento desses alunos na sala de aula e na escola como um todo”, ressaltou.

Na ocasião, o servidor da Secretaria de Educação, Luís Cláudio Coelho Zanelato, que tem deficiência, falou sobre sua condição dentro dessa perspectiva. Houve ainda um debate com os pais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio