Ação conscientiza e informa sobre a AIDS e outras DSTs

Para informar e alertar a população sobre a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/AIDS realizou, no sábado (01), uma ação para comemorar o Dia Mundial de Combate à Aids, na praça Adherbal Galvão. Quem passou pelo local pode obter informações sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e teve a oportunidade, ainda, de realizar testes rápidos.

“Nós oferecemos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C e também falamos sobre o significado do dia 1 de dezembro, que é o Dia Mundial contra a AIDS. Falamos da importância da prevenção, do sexo seguro e uso de preservativos”, explicou a enfermeira coordenadora do Programa de DST/AIDS, Silvania Ester Alberti Raasch. “Também distribuímos preservativos e falamos da importância da detecção precoce das doenças e da adesão ao tratamento”.

A ação teve como objetivo também mostrar que, apesar de a AIDS não ter cura, com o tratamento adequado, o paciente que tem a doença pode ter uma vida normal.

 

AIDS

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundial de Combate à Aids, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio