Curso de formação capacita Agentes Comunitários de Saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão participando de um curso de formação, que tem como objetivo investir em educação e na produção de saúde a nível municipal, qualificando os profissionais para cuidar e instruir as pessoas a evitarem doenças. A capacitação envolve um grupo de 20 ACSs de Afonso Cláudio e 3 de Laranja da Terra.

Durante as aulas, os participantes recebem informações acerca do melhor desempenho de seu serviço, como a forma adequada de realizar a visita domiciliar e o entrosamento com a equipe de saúde, visto que o agente é o elo de ligação entre profissionais de saúde e comunidade. “Também são realizadas algumas dinâmicas para melhorar a autoestima do ACS e estimular o trabalho em equipe”, conta a enfermeira Nikoli Zanetti, uma das instrutoras do curso.

Além disso, os participantes precisam fazer um projeto de intervenção para a microárea onde atuam. “Esse projeto visa melhorar os serviços de saúde para a comunidade. Os alunos têm ainda que colocar esse projeto em prática. Na última aula, o projeto será apresentado aos colegas. Temos projetos sobre alimentação saudável, dengue e esquistossomose, por exemplo”, explica Nikoli. Segundo ela, todos tem mostrado muita dedicação e empenho durante o curso.

A agente Yanca Ribeiro, que atua no Morro da Cesan, no bairro São Vicente, conta que curso veio na hora certa. “O que estou aprendendo está complementando as informações que foram dadas quando iniciei meu trabalho, mas que na época não consegui compreender ou assimilar com perfeição”, ressalta. Yanca está desenvolvendo seu projeto de intervenção sobre o uso abusivo de medicação controlada e ansiolíticos, em parceria com o Programa de Saúde Mental.

O curso está sendo ministrado pelas enfermeiras Camila Holz Cardoso e Nikoli Zanetti, que passaram por um treinamento para aplicá-lo. São 400 horas de formação. As aulas começaram em setembro e seguem até o dia 20 de dezembro, sempre aliando teoria e prática. Os participantes receberão um certificado ao final da capacitação.

A capacitação de Agentes Comunitários de Saúde foi criada em uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e as Secretarias Municipais de Saúde de Afonso Cláudio e de Laranja da Terra.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio