Conferência intermunicipal debate direitos da pessoa idosa

Nesta quarta-feira (28), foi realizada a 3ª Conferência Intermunicipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Afonso Cláudio e Domingos Martins, no auditório da Igreja Católica. O evento reuniu diversos idosos, representantes do poder público e de entidades para conhecer, debater e buscar melhorias nos direitos dos idosos.

A secretária municipal de Assistência Social, Luzia Stein, abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância deste tipo de conferência. “Este é um importante momento de participação social. É a oportunidade que temos de seguir avançando em busca de direitos sociais apropriados para a pessoa idosa e pela manutenção dos direitos que já foram conquistados”, ressaltou.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Augusta Scárdua, também frisou a importância da participação de todos na conferência. “Temos que assumir o compromisso e exercer o controle social em prol dos direitos dos idosos. Além disso, devemos cobrar que os conselhos de idosos municipais, estaduais e o nacional funcionem e sejam comprometidos”, disse.

“Este é um espaço para a gente discutir o que é envelhecer nos tempos atuais e quais os diretos de fato dos idosos”, complementou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Hilquia de Almeida.

A Conferência contou ainda com a palestra sobre os desafios de envelhecer e o papel das políticas públicas, ministrada pela assistente social e gerente de Atenção à Saúde de Vitória, Renata Madureira. “Vocês aqui hoje representam os idosos de Afonso Cláudio e Domingos Martins. Então, é muito importante que compreendam as políticas públicas e como elas funcionam no nosso dia a dia. Vocês também tem papel multiplicador, de levar adiante o aprendizado que tiverem aqui”, pontuou.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos para dialogar e formular as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual. Após a aprovação das propostas na plenária, foram ainda eleitos os delegados que irão representar Afonso Cláudio e Domingos Martins em âmbito estadual. A Conferência foi realizada pela Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, juntamente com o município de Domingos Martins.

Clique aqui e confira mais fotos no nosso Facebook.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio