Novembro Azul: campanha de prevenção continua durante todo o mês

A campanha Novembro Azul continua durante todo o mês com ações para conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As unidades de saúde estão oferecendo consultas médicas, testes rápidos, solicitação de exames laboratoriais, teste de PSA (antígenos específicos da próstata) para homens acima de 40 anos, checagem de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o peso, e medição de circunferência abdominal para verificar risco cardiovascular.

Em todas as segundas-feiras de novembro, haverá ainda atendimento noturno na Unidade de Saúde Hilton Lopes Vieira, que também terá o Dia D no dia 24 de novembro. Já na Unidade de Saúde São Vicente haverá atendimento noturno nos dias 13 e 20 de novembro. Os homens que quiserem se consultar a noite, deverão se dirigir aos postos nos dias específicos, das 18 às 21 horas. Não é necessário agendar consulta, basta chegar e retirar senha.

“A principal preocupação é alertar aos homens acima de 40 anos sobre o câncer de próstata, mas também faremos uma avaliação da saúde do paciente como um todo”, ressalta a coordenadora do Novembro Azul e do Programa de Saúde do Homem, a enfermeira Líllian Serra Zambom.

As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde do Homem, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br
Facebook: Prefeitura de Afonso Cláudio
Instagram: @euamoafonsoclaudio