Novembro Azul: ações de conscientização sobre o câncer de próstata começam nesta segunda (05)

Começou nesta segunda-feira (05) a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde do Homem, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O lançamento da campanha foi realizado nesta segunda, na Unidade de Saúde Hilton Lopes Vieira, no Centro, com um café da manhã compartilhado. “Foi um momento em que explicamos sobre o câncer de próstata e a importância da prevenção da doença e das ações do Novembro Azul”, conta a coordenadora do Novembro Azul e do Programa de Saúde do Homem, a enfermeira Líllian Serra Zambom.

Durante este mês, as unidades de saúde oferecerão aos homens consultas médicas, testes rápidos, solicitação de exames laboratoriais, teste de PSA (antígenos específicos da próstata) para homens acima de 40 anos, checagem de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o peso, e medição de circunferência abdominal para verificar risco cardiovascular.

“A principal preocupação é alertar aos homens acima de 40 anos sobre o câncer de próstata, mas também faremos uma avaliação da saúde do paciente como um todo”, ressalta a Lilian. Para realizar consultas ou exames do Novembro Azul, os homens devem se dirigir às unidades de Saúde do Centro e do São Vicente.

Em todas as segundas-feiras de novembro, haverá ainda atendimento noturno na Unidade de Saúde Hilton Lopes Vieira, que também terá o Dia D no dia 24 de novembro. Já na Unidade de Saúde São Vicente haverá atendimento noturno nos dias 13 e 20 de novembro. Os homens que quiserem se consultar a noite, deverão se dirigir aos postos nos dias específicos, das 18 às 21 horas. Não é necessário agendar consulta, basta chegar e retirar senha.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Os sinais de alerta são dificuldade de urinar, jato urinário fraco, necessidade de urinar mais vezes, principalmente à noite e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel.: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br