Prefeitura assina ordem de serviço para reforma e ampliação do CMEI “O Sabidinho”

A Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou, nesta quarta-feira (03), a ordem de serviço para a obra de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “O Sabidinho”. A obra tem o investimento de R$ 1.065.649,02 e será executada com recursos financeiros do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Com a reforma e ampliação, o CMEI terá um prédio mais amplo, acessível e moderno. O novo espaço terá capacidade de atender 230 alunos de 0 a 5 anos, do bairro da Grama e adjacências. O novo “O Sabidinho” contará com 5 salas de aula; 10 banheiros, sendo um com acessibilidade; berçário; sala de repouso; brinquedoteca; cozinha; refeitório; despensa de alimentos; área de serviço; depósito de material de limpeza; arquivo; diretoria; sala de pedagogo; sala de professores e secretaria.

A solenidade de assinatura foi realizada no Cuba, no bairro da Grama, e contou com a presença do prefeito Edélio Francisco Guedes, do vice-prefeito Joadir Dttmann, da secretária Municipal de Educação, Cláudia Lopes de Vargas, da superintendente regional de Educação, Lucirlene Ornela, da diretora do CMEI, Marcela Guedes, além de vereadores, autoridades, moradores, pais de alunos e lideranças locais.

A secretária municipal de Educação agradeceu ao empenho de todos os envolvidos para que a ordem de serviço saísse. “Somos um dos primeiros municípios a realizar uma obra pelo Paes. Agradeço a todos que trabalharam arduamente para conseguirmos dar início às obras em um prazo muito curto. Também temos que comemorar os bons resultados das nossas escolas no Ideb. Esses são alguns passos que estamos dando em prol da educação, pois acreditamos que um país só melhora com educação de qualidade”, destacou.

A superintendente regional de Educação, Lucirlene Ornela, ressaltou a parceria da educação estadual com a municipal. “Estamos muito felizes com essa ordem de serviço. Temos nos empenhado muito para estar junto com o município, porque educação de qualidade não é estadual ou municipal, é para todos os cidadãos de Afonso Cláudio”, disse. A diretora do CMEI, Marcela Guedes, comemorou a conquista. “Hoje é um dia muito especial para nós: pais, alunos, professores e funcionários. Estamos realizando um sonho”, falou.

“Estamos sempre buscando recursos tanto federais quanto estaduais para ter mais educação de qualidade, principalmente na base, para as crianças, que serão o futuro do nosso país”, ressaltou o vice-prefeito, Joadir Dttmann. O prefeito Edélio lembrou que a prioridade é sempre fazer o melhor para a população. “Sempre buscamos investir e melhorar a educação do município, desde a educação infantil. Mesmo diante da crise, trabalhamos com honestidade e responsabilidade. Estou muito alegre com essa conquista para o CMEI “O Sabidinho”. Certamente, vai chegar a vez de outras creches e escolas do nosso município serem reformadas e ampliadas no próximo ano.

Paes

Afonso Cláudio foi um dos primeiros municípios contemplados com recursos financeiros do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), para ampliação e melhoria da oferta de educação infantil. O repasse foi realizado por intermédio de transferência financeira automática do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). O Fundo tem a finalidade de ampliar e melhorar o acesso à educação das crianças de 0 a 5 anos, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios que fizerem adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Paes. A proposta do Pacto é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

Os municípios foram selecionados após o Comitê de Acompanhamento e Avaliação analisar as solicitações e documentações apresentadas nas inscrições do chamamento público aberto aos que já fizeram adesão ao Paes

A transferência de recursos estará sujeita à prestação de contas, ficando os municípios obrigados a devolverem recursos financeiros recebidos e não aplicados ou aplicados em finalidade diversa daquela que constou no plano de aplicação.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel.: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br