Palestra esclarece dúvidas sobre o CADASTUR

Representantes de empresas que prestam serviço de Turismo em Afonso Cláudio participaram, nesta segunda-feira (17), no auditório da Prefeitura, de uma palestra sobre o CADASTUR, um sistema de cadastramento gratuito. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista.

A palestra foi realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. A Gerente de Gestão de Turismo da SETUR, Cássia Coppo Felisberto, ressaltou a importância das empresas se cadastrarem, explicou como funciona o CADASTUR e tirou as dúvidas dos participantes. “O CADASTUR propicia segurança para o turista e estimula que as empresas se formalizem para atuar no mercado de turismo. Além disso, as empresas cadastradas têm uma série de benefícios”, disse.

“O CADASTUR é muito importante para quem trabalha direta e indiretamente com o turismo. Realizamos essa palestra e esperamos que os participantes divulguem o cadastro para outros prestadores de serviço para que possamos atingir o máximo de empresas possíveis. A Secretaria Municipal de Turismo está à disposição para quem precisar tirar dúvidas ou de alguma ajuda para se cadastrar”, lembrou a secretária municipal de Turismo, Fabiana Binow.

CADASTUR

O CADASTUR visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Além disso, os cadastrados terão acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br e preencher os dados solicitados. Após a análise da solicitação, o cadastro será homologado e o certificado será disponibilizado em até 5 dias úteis, se estiver de acordo com a legislação. O cadastro é válido por 2 anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

Veja quais empresas/ serviços devem se cadastrar:

Cadastro obrigatório:

  1. Acampamento Turístico
  2. Agência de Turismo
  3. Guia de Turismo
  4. Meio de Hospedagem
  5. Organizadora de Eventos
  6. Parque Temático
  7. Transportadora Turística

 

Cadastro opcional:

  1. Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística
  2. Centro de Convenções
  3. Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático 
  4. Locadora de Veículos para Turistas
  5. Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva
  6. Prestador Especializado em Segmentos Turísticos
  7. Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos
  8. Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares

 Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br