Agentes Comunitários de Saúde participam de curso de formação

Começou nesta quarta-feira (12), no polo da Ufes, o curso de formação para Agentes Comunitários de Saúde, ministrado pela Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 20 agentes de Afonso Cláudio e Laranja da Terra estão participando da capacitação que tem como objetivo investir em educação e na produção de saúde a nível municipal, qualificando os profissionais para cuidar e instruir as pessoas a evitarem doenças.

Durante a abertura da formação, a secretária municipal de Saúde, Silvia Renata Freisleben, agradeceu a participação e pediu dedicação aos agentes. “Esperamos que todos aqui aproveitem esse momento para adquirir mais conhecimento e, com isso, aprimorar o atendimento à população”, destacou.

A coordenadora de Atenção Primária, Emily Almeida Tonoli, também ressaltou a importância do curso. “Esse é o momento para que vocês entendam a fundo todo o trabalho de ACS. Aproveitem para aprender o que realmente é responsabilidade de vocês e sobre como orientar as famílias”, disse.

O curso está sendo ministrado pelas enfermeiras Camila Holz Cardoso e Nikoli Zanetti, que passaram por um treinamento para aplica-lo. “A metodologia utilizada neste curso é do currículo integrado e da formação em serviço, ou seja, tudo o que for aprendido na teoria, será sempre aplicado na prática durante o trabalho de campo dos agentes”, explicou a enfermeira Nikoli.

“A formação dos ACS foi muito bem planejada e estruturada para oferecer um excelente conteúdo teórico e prático aos participantes, sempre com um olhar sensível às pessoas, promovendo interação entre equipe e comunidade”, completou a enfermeira Camila.O curso vai até dezembro, e terá, ao todo, 400 horas. Os participantes receberão um certificado ao final da capacitação.

A capacitação de Agentes Comunitários de Saúde foi criada em uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e as Secretarias Municipais de Saúde de Afonso Cláudio e de Laranja da Terra.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel.: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br