Afonso Cláudio supera meta do Ideb para séries iniciais do ensino fundamental

Afonso Cláudio superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2017, nas séries iniciais do ensino fundamental. Do primeiro ao quinto ano, o município alcançou índice de 6,4 e ficou acima da meta estabelecida de 5,8. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (3). O Ideb reúne, em um só indicador, dois conceitos para medir a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho em avaliações do MEC.

Para a secretária municipal de Educação, Cláudia Lopes de Vargas, o resultado positivo vem de um trabalho a longo prazo. “Graças às políticas educacionais implantadas desde a alfabetização, conseguimos alcançar esse resultado. O aluno quando bem alfabetizado, chega ao quinto ano com melhor aprendizado e bem preparado. Tanto que o índice dessa primeira fase do ensino fundamental vem crescendo e alcançou em 2017 uma meta que estava estabelecida para o ano de 2021”, destacou.

Na etapa final do ensino fundamental, do sexto ao nono ano, contudo, o Ideb não foi atingido. A meta era de 5,8 e o município ficou em 4,3. A secretária Cláudia destaca, no entanto, que a maioria das escolas não teve o desempenho calculado, por não atender os requisitos que o MEC usa para determinar o Ideb, o que baixou o resultado na média geral. “Vamos analisar atentamente os resultados, principalmente por escola, para fazer um acompanhamento mais direto. O mais importante é trabalhar na melhoria do ensino, para não só elevar o desempenho e se aproximar do índice, mas também para entregar uma educação de qualidade aos alunos”.

Confira o Ideb de Afonso Cláudio:

Ideb 4ª série/ 5º ano – Geral

 

Ideb 4ª série/ 5º ano – Por escola

 

 

 

 

 

 

 

Ideb 8ª série/ 9º ano – Geral

 

 

 

Ideb 8ª série/ 9º ano – Por escola

 

 

Obs:
* Número de participantes no SAEB insuficiente para que os resultados sejam divulgados.
** Sem média no SAEB 2017: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta.

Os resultados estão disponíveis no site http://ideb.inep.gov.br/

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br