Profissionais da saúde participam de formação sobre monitoramento e avaliação

Os profissionais que atuam na saúde pública de Afonso Cláudio participaram, nesta semana, da 6ª Oficina de Planificação da Atenção à Saúde, com o tema “Monitoramento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde”. O objetivo da formação foi destacar a importância de se monitorar e avaliar a saúde da população e os serviços oferecidos na busca de melhores resultados.

As atividades desta etapa envolveram as oficinas com todos os profissionais envolvidos nos serviços de saúde do município, realizadas na terça (28) e quarta-feira (29) no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFES). Na quinta-feira (30), foi a vez do momento de tutoria, quando foi feita a implantação na prática dos conceitos aprendidos nas oficinas. As ações foram desenvolvidas na Unidade de Saúde São Vicente, que serve de modelo.

 

Segundo a coordenadora municipal de Planificação, Suellen Pagotto, as oficinas estão tendo boa adesão dos profissionais de saúde de Afonso Cláudio. “As formações possibilitam um melhor planejamento das ações e serviços na Saúde. Isso é essencial para que os resultados e benefícios cheguem ao cidadão”, ressaltou.

“A intenção é reorganizar os serviços de saúde, favorecendo o acesso do cidadão. O importante é que a equipe conheça os problemas de saúde que a população do município enfrenta para ofertar serviços de acordo com essa necessidade. Com isso, teremos a melhoria da qualidade da saúde pública e a otimização dos recursos existentes”, explica Ana Laurita Nunes Maia, coordenadora regional de Planificação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão. Executada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Planificação é uma parceria entre a SESA, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br