Mais uma propriedade rural é beneficiada com a fossa biodigestora

Mais uma família afonsoclaudense foi beneficiada com a construção de uma fossa biodigestora. A Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, fez, nesta terça-feira (22), mais uma fossa biodigestora em uma propriedade rural no distrito de Fazenda Guandu.

As fossas biodigestoras são uma tecnologia eficiente e de baixo custo para ampliar o acesso ao saneamento básico. “Elas são muito importantes, pois evitam que os dejetos das residências contaminem os lençóis freáticos e permitem a reutilização da água para culturas perenes”, ressalta o secretário de Agricultura, Thadeu Daniel.

A Secretaria de Agricultura presta orientação para o produtor que deseja construir uma fossa biodigestora em sua propriedade. O secretário Thadeu explica que basta que o produtor procure a Secretaria de Agricultura para saber como funciona e solicitar a construção de uma fossa. “O produtor adquire os materiais e nós executamos o serviço. Até o momento, já fizemos 8 fossas”, conta.

Fossas biodigestoras

Solução tecnológica, de fácil instalação e custo acessível, que trata o esgoto do vaso sanitário (ou seja, somente a água com urina e fezes humanas) de forma eficiente, além de produzir um efluente que pode ser utilizado no solo como fertilizante. O sistema básico, dimensionado para uma residência com até 5 moradores, é composto por três caixas interligadas e a única manutenção é adicionar mensalmente uma mistura de água e esterco bovino fresco (5 litros de cada), que fornece as bactérias que estimulam a biodigestão dos dejetos, transformando-os em um adubo orgânico, de comprovada eficácia e segurança.

O tratamento não gera odores desagradáveis, não procria ratos, moscas e baratas, evita contaminação do meio ambiente, gera produtividade saudável e economia em insumos na agricultura familiar.

 

 

 

Informações à imprensa:
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br