Afonso Cláudio participa de simulado para preparação de desastre

A Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, servidores da Prefeitura, Polícia Militar, socorristas e a comunidade participaram, na quarta-feira (08), do simulado de Preparação de Desastre, realizado na Rua Tenor Ferreira da Silva, conhecida como Esplanada, localizada no bairro São Vicente. O objetivo foi capacitar os participantes para agir corretamente em caso de um eventual desastre natural.

A simulação faz parte das ações da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizada entre os dias 2 e 10 de agosto. “O resultado foi positivo. Além de preparar a população, o simulado serviu também para integrar os componentes dos órgãos públicos municipais e estaduais”, destacou o major Uliana, subcomandante do 4º Batalhão, que coordenou o simulado.

Foi recriada uma situação real de desastre. O líder comunitário local entrou em contato com a Polícia Militar, que foi ao local e acionou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Os moradores simularam a desocupação das casas e houve até a busca e resgate de uma vítima fictícia com cão farejador, retroescavadeira e atendimento com socorristas e ambulância.

Com isso, foi possível criar um plano de ação com as respostas esperadas para cada situação e o passo a passo para a desocupação das comunidades que forem afetadas com um possível desastre.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAC
Karolina Gazoni 
Tel.: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br