Profissionais de saúde de Afonso Cláudio participam de formação sobre Planificação de Atenção à Saúde

Os profissionais que atuam na saúde pública de Afonso Cláudio estão participando dos ciclos de oficinas de Planificação da Atenção à Saúde. A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão.

Nesta semana, está sendo realizada a 5ª oficina. Ao todo, serão realizadas seis. As atividades desta quinta etapa começaram na segunda-feira (16), quando os facilitadores de Afonso Cláudio foram à Vitória receber orientações sobre a temática da oficina. Na terça (17) e quarta-feira (18), foi a vez do conteúdo ser passado para todos os profissionais de saúde do município, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Na quinta (19), será a vez da tutoria. Afonso Cláudio, por ser município polo, irá receber profissionais de Ibatiba e Brejetuba, que colocarão em prática os assuntos discutidos nas oficinas, na Unidade de Saúde São Vicente, que serve de modelo para implantação das ações. Por fim, na sexta (20), será feita a reunião de avaliação das atividades, com a secretária municipal da Saúde, Silvia Renata de Oliveira Freisleben, e com os gestores da Secretaria.

“A intenção é reorganizar os serviços de saúde, favorecendo o acesso do cidadão. O importante é que a equipe conheça os problemas de saúde que a população do município enfrenta para ofertar serviços de acordo com essa necessidade. Com isso, teremos a melhoria da qualidade da saúde pública e a otimização dos recursos existentes”, explica Ana Laurita Nunes Maia, coordenadora regional de Planificação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A coordenadora municipal de Planificação, Suellen Pagotto, conta que as oficinas estão levando formação a todos os profissionais envolvidos na saúde pública municipal e vão possibilitar um melhor planejamento das ações e serviços da área. “A adesão dos profissionais de saúde de Afonso Cláudio está sendo muito boa, tanto nas oficinas quanto no período de dispersão, que são as atividades entre as oficinas. Isso é essencial para que os resultados e benefícios cheguem aos cidadãos”, pontua Suellen.  

Executada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Planificação de Atenção à Saúde é uma parceria entre a SESA, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES).

Informações à imprensa:
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br