Sarampo: servidores municipais participam de ação de imunização

Para garantir a imunização aos servidores que lidam com o público diariamente, a equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde esteve, nesta quarta-feira (11), no prédio central da Prefeitura e na Casa do Cidadão, conferindo os cartões de vacina e vacinando contra o sarampo quem nunca foi vacinado ou vacinou apenas de forma parcial.

Foram conferidos 51 cartões de vacina de servidores de 20 a 49 anos. Desse total, 11 pessoas tomaram a vacina. Desse total, 76,47% estavam com o esquema de vacinas recomendado e 23,52% estavam com o esquema de vacinação incompleto ou inexistente. “Isso se deve ao fato de que muitos perdem o cartão de vacina, o que impossibilita a verificação concreta. Por isso, é muito importante que os adultos zelem pelos cartões de vacina. Só ele pode comprovar a situação vacinal da pessoa”, explica o coordenador do setor de Imunização, Ruan Martinuzo. 

A ação antecede a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo, que começa dia 6 de agosto e será para toda a população até 49 anos. Há uma preocupação nacional em imunizar contra as doenças devido aos surtos de sarampo registrados no Norte do País e de casos suspeitos do Rio de Janeiro.  “A partir do dia 6, é importante que todas as pessoas de 0 a 49 anos, procurem a unidade de saúde, munidos de cartão de vacina e documento com foto. Mesmo quem está com as vacinas em dia deve ir, para fazermos a checagem”, ressalta Ruan. 

Informações à imprensa:
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br