Campeões de Futuro beneficia crianças e adolescentes em Afonso Cláudio

Disciplina, cooperação e respeito. Essas são só algumas das lições aprendidas por meio do esporte durante as aulas do projeto Campeões de Futuro, que atende, atualmente, em Afonso Cláudio, 480 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos. O projeto conta com as modalidades de futsal, natação, ginástica rítmica e futebol de campo. Todas as aulas são gratuitas e realizadas com a orientação de professores de Educação Física.

“A prática esportiva melhora a qualidade de vida das crianças e adolescentes, desenvolvendo as habilidades básicas e a socialização. No esporte, há um trabalho direto com questões de autoconhecimento, autoestima e resolução de problemas. Em nosso município, o projeto é desenvolvido com muito sucesso! A procura é grande e nosso objetivo é abrangermos cada vez um maior número de crianças e adolescentes, tendo em vista a importância do projeto através dos benefícios que a pratica esportiva traz para vida do ser humano”, destaca a coordenadora do Campeões do Futuro no município, Andréia Barone.

O projeto é aberto para toda a comunidade. Para participar, os pais ou responsáveis devem realizar a matrícula na Secretaria Municipal de Esportes, portando a cópia da certidão de nascimento da criança. “Como a procura é muito grande, a maioria das modalidades têm uma lista de espera. Surgindo a vaga, entramos em contato”, explica Andréia. Atualmente, há vagas para a modalidade de futsal. “Além disso, nas sextas-feiras, fazemos um atendimento exclusivo para as crianças da Casa do Menino e da Casa de Abrigo na modalidade de natação”, pontua a coordenadora.

O projeto Campeões do Futuro é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.  Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e os profissionais de Educação Física, a Sesport oferece material, estagiário e qualificação profissional, para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo. “No início do mês, por exemplo, crianças e adolescentes que participam das aulas de natação e futsal receberam novos uniformes”, conta Andréia.

 

O Projeto

O Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas com idade entre 6 e 17 anos em todos os municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, e assim afastá-los do risco social e do envolvimento com a criminalidade. 

Criado em 2006, o projeto não para de crescer. Atualmente atende mais de 40 mil alunos com pelo menos 26 modalidades, dentre elas, atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete convencional, beach handebol, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futevôlei, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Informações à imprensa:
Karolina Gazoni
Tel: (27) 3735-4069
E-mail: comunicacao@afonsoclaudio.es.gov.br