Projeto itinerante do CRAS beneficia moradores de Piracema

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Afonso Cláudio tem levado seus serviços aos distritos por meio do projeto “CRAS + Você”, uma ação itinerante e comunitária. Na última quinta-feira (24), foi a vez dos moradores de Piracema serem beneficiados com as ações do projeto.

Em Piracema, foram atendidas 59 famílias no bazar solidário, sendo doadas 347 peças entre roupas e calçados; 33 pessoas atendidas no salão com corte de cabelo, manicure e sobrancelha; 33 pessoas participaram da oficina de produção de sabão – onde foram confeccionados 66 litros de sabão líquido e doados para os participantes da oficina; 13 pessoas participaram da oficina de pintura. Também foram realizados 26 atendimentos psicossociais, com psicólogo e assistente social, e 44 atendimentos no cadastro único.

“Essa é um volume grande, pois são atendimentos demorados que duram em média de 30 a 40 minutos por pessoa e no CRAS temos limite de atendimento por dia”, explica a coordenadora do CRAS, Suenete Caetano.

Entre os objetivos do projeto estão facilitar o acesso e a atualização cadastral das pessoas inseridas no CadÚnico e no Programa Bolsa Família, divulgar os serviços oferecidos pelo CRAS, esclarecer dúvidas sobre saúde e educação, promover integração para crianças e adolescentes, promover aprendizado de oficinas rápidas, esclarecer sobre os benefícios eventuais do CRAS e sobre o Serviço de Proteção Integral à Família – PAIF e atender as demandas espontâneas que surgirem.

“O CRAS agradece a população de Piracema, aos funcionários envolvidos neste evento e em especial aos nossos voluntários: Amanda Lopes, Fernanda Oliveira, Thais e Aldivane Mascarello e Luciano Luis Ferreira, que nos auxiliaram na prestação dos serviços. Sabemos que o trabalho voluntário não torna felizes apenas aqueles que recebem; ele é uma grande fonte de satisfação e crescimento também para aqueles que o oferecem”, ressalta Suenete.