AFONSO CLÁUDIO PARTICIPA DA OFICINA MÃE DA “PLANIFICAÇÃO DA REDE CUIDAR”, UMA NOVA SAÚDE PÚBLICA CAPIXABA – Prefeitura de Afonso Cláudio

AFONSO CLÁUDIO PARTICIPA DA OFICINA MÃE DA “PLANIFICAÇÃO DA REDE CUIDAR”, UMA NOVA SAÚDE PÚBLICA CAPIXABA

A prefeitura de Afonso Cláudio através da equipe do secretário municipal de Saúde, Luciano Borlote, participou entre os dias 08 e 09 de Novembro de 2017, da Oficina Mãe da Planificação da Atenção à Saúde da Região Metropolitana, o evento ocorreu no Auditório da Faculdade Novo Milênio, localizada no Município de Vila Velha.

A Secretaria de Saúde do Estado, visando o processo de regionalização e o protagonismo do território regional por meio dos seus municípios, vem pelo presente apresentar uma nova proposta de trabalho para o fortalecimento da Atenção à Saúde.

Tal processo tem como proposta a realização de ciclos mensais de oficinas, visitas às unidades, laboratório e organização progressiva dos macroprocessos, em momentos de concentração e dispersão, com duração mínima de 06 meses.

No momento em que oito municípios vão participar da Rede Cuidar da Região Serrana: Afonso Cláudio, Domingos Martins, Marechal Floriano, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba e Castelo. Esses municípios representam uma população de 196.790 pessoas.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.
Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.