Conheça o CRAS e suas atividades em Afonso Cláudio

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS 

DSC_1366

O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal que oferta os serviços de Proteção Social Básica com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de risco e vulnerabilidade social.

O CRAS de Afonso Claudio, localizado no bairro Amâncio Pimenta (Vala Funda) conta com sede própria e possui uma equipe técnica completa e de acordo com a NOB-RH/SUAS, para que possa ofertar um serviço de qualidade para os munícipes.

São oferecidos no CRAS os seguintes serviços/programas:

PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que tem como objetivo fortalecer a função protetiva da família; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários; promover acesso a benefícios, programas e serviços socioassistenciais; promover o acesso a demais políticas públicas e apoiar as famílias através de atendimentos individuais e/ou coletivos de escuta e troca de vivências.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos (SCFV), é um serviço complementar ao PAIF que viabiliza troca de vivência, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade do cidadão. Suas atividades são desenvolvidas por meio de grupos divididos por faixa etária oferecendo orientações sociais, oficinas culturais e esportivas.

Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico):O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações sobre as famílias em situação de baixa renda. Foi criado pelo Governo Federal e tem o objetivo de conhecer a situação socioeconômica das famílias cadastradas.

Programa Bolsa Família: É um dos principais programas do Governo Federal, que tem como objetivo a transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, visando ainda o acesso das famílias às políticas sociais como educação, saúde e assistência social.

Programa Incluir (Programa Bolsa Capixaba): Programa de complementação de renda que atende a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que ainda com o benefício, permanecem abaixo da linha da extrema pobreza.

Acolhimento Social: Atendimento realizado por um técnico do CRAS que ofertará uma escuta qualificada conhecendo a demanda da família e realizando os encaminhamentos necessários para os demais serviços do CRAS, da rede socioassistencial ou para outras políticas públicas.

Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): beneficio assistencial de um salário mínimo para pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos ou pessoas com deficiência e incapacitada para o trabalho, cuja família possui renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo mensal. Os técnicos prestam orientações sobre o referido benefício e preenchem o formulário de requerimento, sendo todos os documentos encaminhados para o INSS, o qual irá operacionalizar e avaliar a concessão do beneficio.

Benefícios Eventuais: são benefícios concedidos para famílias que vivenciam situações de risco e/ou vulnerabilidade social, em caráter emergencial e não continuo, respeitando o disposto na Lei Municipal e na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). São eles: cesta básica; auxilio funeral e auxilio natalidade.

Oficinas de Convivência ou Oficinas Motivacionais: são oficinas de trabalhos manuais, tendo como objetivo o acompanhamento das famílias proporcionando um momento de troca de vivências e aprendizado mútuo.

Grupo de Atendimento às Gestantes “Mulheres em Roda”: é um grupo específico para gestantes, com o objetivo de levar informação e conhecimento sobre a gestação e o bebê. Trata-se de um grupo realizado por meio da parceria entre a secretaria de municipal de saúde e a de assistência social. A participação das gestantes no grupo assegura o direito ao auxilio natalidade para famílias com renda per capita de até ¼ do salário mínimo mensal.

Palestras Socioeducativas: são palestras abertas para todo o público do CRAS e do município de Afonso Cláudio com o objetivo de levar informação sobre determinados temas considerados relevantes.

Atendimento com grupos, espaços de convivência e dinâmicas de grupo: atividade realizada em espaços coletivos com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Ex: Grupo de Famílias do PAIF e Grupo Amigas do CRAS.

A equipe abaixo está preparada para lhe atender com carinho e dedicação

NOME

FUNÇÃO ATUAL

    1. Camila Nogueira Bonfim Duarte Psicóloga do PAIF e Coordenadora do Serviço de Convivência (SCFV) do CRAS
    2. Darlete da Silva Rangel Orientadora Social do SCFV
    3. Elaine da Cruz Schereiber da Silva Gestora Municipal do CadÚnico e Programa Bolsa Família
    4. Elizete Pena de Oliveira Dutra Auxiliar de Serviços Gerais
    5. Geane Uliana Miranda Psicóloga do PAIF e Técnica de Referência do Abrigo Ciranda (uma vez na semana)
    6. Gilda Correa Pimenta Wamock Orientadora Social do SCFV
    7. Gleiciane de Fátima Mendes Apoio Administrativo
    8. Idalete Camporês Entrevistadora e Digitadora do CadÚnico
    9. Jamila Gomes Saiter Berger Assistente Social do PAIF e Técnica de Referência do BPC na Escola
 10. Luciana Plaster Barreto Assistente Social do Acolhimento Social
 11. Luciani Antonia Roncette Merendeira
 12. Lucimara da Conceição Ribeiro Cordeiro Orientadora Social do SCFV
 13. Luzia Kuster Oficineira
 14. Marcilene Amorim Aschauer Oficineira
 15. Marcilene Silva da Rocha Carmo Assistente Social do PAIF
 16. Marcos de Oliveira Ribeiro Entrevistador e Digitador do CadÚnico
 17. Maria Levina Laia da Silva Entrevistador e Digitador do CadÚnico
 18. Mariana Favoreto do Rosário Aguiar Coordenadora do CRAS
 19. Rafael Hudson Moreira da Silva Educador Físico e Orientador Social do SCFV no CRAS e na APAE
 20. Tereza Portes dos Reis Oficineira
 21. Vanessa Schneider de Souza Oficineira
 22. Yasmin Eugenia ChristoAlmonfrey Assistente Social do PAIF eCoordenadora do SCFV para Idosos
 23. Suenete das Neves Caetano Stoffel Recepcionista
 24. Lourenço Silvério da Silva Motorista

 

 

 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017